quarta-feira, 19 de dezembro de 2007
OFICINA VIVENCIAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA
“O LUGAR DO ARTISTA”
Rubens Pileggi Sá (artista plástico) e Eliane Rudey (Coordenadora Pedagógica de Arte da SEMED)
Rubens Pileggi Sá esteve em Ariquemes coordenando uma oficina de vivência de Arte Contemporânea chamada “Lugar do Artista” que aconteceu de 10 a 14 de dezembro de 2007 na Secretaria Municipal de Educação.
Esse é um projeto da Rede Nacional FUNARTE de Artes Visuais e está acontecendo em várias cidades no Brasil inteiro com nomes consagrados nas Artes visuais. Ariquemes recebeu o projeto devido à iniciativa da Coordenação Pedagógica de Arte da SEMED que fez o contato com a FUNARTE e deu todo apoio logístico, como organização do espaço, manutenção de equipamentos e mobilização da comunidade para fazer as inscrições.
O Curso contou com a participação de 40 artistas de Ariquemes e no decorrer do curso Rubens trabalhou o conceito de Arte Contemporânea e mostrou alguns dos seus trabalhos, onde tudo que importa é pensar como a Arte pode trazer reflexão sobre algo da realidade social que incomoda ou está sendo agressivo para a vida em comum.
O grupo resolveu trabalhar com a temática “sacolinha” (as sacolas plásticas utilizadas nos mercados para embalar as compras), que são grandes causadoras de poluição e as pessoas criaram o hábito de usá-las para embalar lixo em casa isso torna o lixo ainda mais tóxico e polui ainda mais o meio ambiente. “Feitos de resina sintética originadas do petróleo, esses sacos não são biodegradáveis e levam séculos para se decompor na natureza. Usando a linguagem dos cientistas, esses saquinhos são feitos de cadeias moleculares inquebráveis, e é impossível definir com precisão quanto tempo levam para desaparecer no meio natural. Os estragos causados pelo derrame indiscriminado de plásticos na natureza tornou o consumidor um colaborador passivo de um desastre ambiental de grandes proporções”
(informações do site http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=residuos/index.php3&conteudo=./residuos/artigos/plasticomania.html
Tendo a consciência dos males causados pelo derrame indiscriminado de plástico na natureza o grupo de artistas de Ariquemes chegou a duas propostas: 1 – fazer uma experiência num supermercado, onde quatro pessoas comprariam alguma coisa e na hora da caixa embalar, elas tirariam do bolso uma sacolinha, dizendo que não era necessário, pois tinham sua própria sacola (pra passar a mensagem da reutilização das sacolinhas).
Luiza comprando e mostrando que trouxe sua própria sacolinha
Na ação número 2 foi proposto a confecção de roupas feitas de sacos plásticos para um desfile dentro do supermercado e também na Feira do produtor rural de Ariquemes e, assim, seria registrado em vídeo e fotografia a reação das pessoas ao verem o desfile com roupas de plástico.
Edicléia, Suzana, Poliana e Marilda (as modelos que desfilaram com roupas feitas de sacos plásticos)
Marcos Biesek que desfilou uma roupa feita por Vicente e Cristina Keily (são homens de plástico amarrados)
O grupo se organizando em frente ao supermercado
Manifesto contra o consumismo desenfreado
Entrevista ao programa Fala Rondônia na Rede TV
Eliane Rudey
elirudey@gmail.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário